sexta-feira, 6 de julho de 2012

Na contramão de outros países, imóveis ficam 20% mais caros no Brasil


Mais caro ou mais barato?

São Paulo - Os brasileiros veem seu poder de compra diminuir a cada dia na aquisição da sonhada casa própria, enquanto em vários países do mundo a situação é bem diferente. Embora a valorização deimóveis residenciais venha arrefecendo por aqui, o Brasil foi o segundo país onde os preços mais subiram no primeiro trimestre deste ano comparado ao do ano passado, atrás apenas da Índia.
Pesquisa da Global Property Guide (GPG) em 36 mercados mostra que as duas nações vão na contramão do cenário mundial, onde os preços dos imóveis têm caído quando se leva em consideração a inflação.
O movimento foi detectado em 24 nações, com apenas 12 registrando valorização. E dessas, somente duas cresceram acima de dois dígitos: Brasil e Índia.
"Existe essa crença aqui de que os preços de imóveis são seguros e sempre sobem ou não oscilam. Mas isso é normal até em economias saudáveis”, afirma o professor Samy Dana, da Escola de Administração de Empresas da FGV.
Claro que, no caso das nações a seguir - muitas envolvidas no epicentro da crise europeia - as contas nacionais não estão exatamente equilibradas.
Clique nas imagens para descobrir os países onde os preços andam para baixo numa proporção superior a dois dígitos, e onde eles sobem com a mesma intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário